sábado, 24 de maio de 2008

Escola do futuro

Encontrei esse texto muito interessante enquanto fazia pesquisas sobre uma escola do futuro e ela se encaixou muito bem com a minha idéia, onde a tecnologia só aparece na escola pra somar. Alunos e professores serão beneficiados.

E o mais legal é que esse futuro não está tão distante...


O que esperar da escola do futuro?

“Estamos vivendo um momento de mudanças na área da educação. Está em execução um projeto do governo federal que beneficia milhares de escolas brasileiras com financiamentos a longo prazo, com juro baixo, destinando oito computadores/notebooks a cada escola, facilitando aos professores ter acesso a esta nova tecnologia a prestações em torno de cem reais.

Se a informação no universo tecnológico está a um clique, o professor pode desaparecer?

Na opinião de especialistas, a resposta é negativa.

O futuro abrirá oportunidades para os professores.

Vivemos num contexto de aprendizagem permanente.

As pessoas terão de estudar a vida toda - prevê o sociólogo Pedro Demo.

Para participar desse novo mundo, o docente deverá superar a resistência às tecnologias.
Não adianta a escola ter equipamentos super modernos se o professor não for preparado para gerenciar essas novas situações de aprendizagem. (...) o professor deve conhecer e estar familiarizado o suficiente com a internet para conduzir o processo e evitar o mau uso das tecnologias, mas isto não tira o seu valor nem deixa de ampliar suas possibilidades.

O professor terá de despertar no estudante o desejo de pesquisar na Internet, de ir a campo para pesquisas e discutir com a turma, (...) ele terá um novo papel, que vai além de apenas transmitir conhecimentos. Ele orientará e motivará os alunos.

Os alunos acompanharão lições por meio de recursos audiovisuais, em vez do tradicional quadro-negro. Eles passarão a freqüentar ambientes virtuais, onde farão simulações. Por meio delas, o estudante reviverá situações históricas, participará de julgamentos em tribunais ou até se transformará num personagem de um romance, como num jogo educativo tipo RPG, por exemplo.

Os livros didáticos perderão importância, mas não desaparecerão. Servirão como uma referência para consulta."

Por: Deroní Sabbi

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-que-esperar-escola-futuro.htm

Um comentário:

Rafael R. M. \o/ disse...

Iae Elis! muito show seu blog. hehehhee
gostei mto do post tecnologia e sociedade.
qdo tiver um tempo da uma olhada la no meu se naum gostar de algo pode falar!!!
heheheh
bjus ate mais!