domingo, 23 de agosto de 2009
A influência da Mídia na Sociedade
A televisão é um meio de comunicação muito eficiente em nossa sociedade, mas a partir do momento em que começamos a dar muito valor a sua ‘presença’ em nosso dia a dia ela pode se tornar uma influencia negativa.
Podemos ver em dois vídeos de assuntos semelhantes o quanto é possível influenciar os telespectadores com informações de qualquer origem.
Um dos vídeos é um longa-metragem chamado “O Quarto Poder” (Mad City - 1997) que conta a história de um repórter de televisão que está em baixa, e um segurança demitido, que ao tentar pedir seu emprego de volta, acaba envolvido num sequestro. Esse filme nos mostra como fatos podem ser manipulados pela imprensa de forma com que o público fique a favor ou contra alguém ou algum acontecimento. As ações da imprensa que são evidenciadas mostram o quanto a reputação ou os sentimentos das pessoas envolvidas não fazem diferença quando há um ‘furo’ de reportagem em jogo, e a competição por uma melhor imagem ou declaração é ainda mais acirrada.
E tratando sobre o mesmo tema, há o documentário “Brasil: Muito Além do Cidadão Kane”, do diretor Simon Hartog, ele apresenta o empresário Roberto Marinho como figura principal do setor de comunicação do país. O vídeo mostra o caminho percorrido pelo empresário e o papel e a influência da emissora Rede Globo na sociedade brasileira desde sua fundação; mostra tudo o que foi feito para ocultar fatos, favorecer pessoas, governos e governadores para assim manter seu ‘reinado’.
Visitando lares brasileiros diariamente, as emissoras de tv transmitem notícias e informações dos mais variados assuntos, desde programas infantis, novelas, programas de auditório, esporte e telejornais. Hoje em dia as famílias tem a tv como um membro da família, pois quase não vivem sem seus programas de entretenimento. Mas essa forte ligação deixa oculto o fato de que são pessoas interessadas em cada vez mais pontos na audiência que produzem esses programas e não querem perder nenhum segundo a atenção de seu público fiel.
A falta de informação por outras fontes além da televisão, e a falta de trabalho sobre o senso crítico da sociedade, faz com que as futilidades sejam vistas como programas de família e inteligentes. Os reality show’s mostram total invasão de privacidade, mas apresentam cada vez maior audiência, pois é o que o público se interessa, a vida alheia, por mais que tudo faça parte de uma encenação. E esse tipo de programa é o que podemos classificar como “dar pão e circo ao povo”.
A solução é complicada, pois enquanto houver público para esse tipo de programação haverá alguém para produzi-la. A mídia irá continuar buscando a maior audiência enquanto a população estiver vulnerável a fatos questionáveis.
Elis Regina
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